Responsáveis

Erika Leonardo de Souza e Paula Teixeira

Você já se perguntou se existe uma habilidade que você pode usar para ajudá-lo a manter um atendimento verdadeiramente compassivo ao paciente em face de demandas concorrentes, como novas tecnologias, excesso de documentação, pressão de tempo, trauma ou fadiga do paciente?

Sobre o programa

 

Pesquisas crescentes mostram que as habilidades de autocompaixão podem ser particularmente benéficas para profissionais de saúde, permitindo-lhes ter maior satisfação em suas funções de cuidador, menos estresse e maior resiliência emocional. A boa notícia é que as habilidades de autocompaixão podem ser treinadas e desenvolvem nossa capacidade de lidar com desafios estressantes.


O Treinamento de autocompaixão para profissionais da saúde (SCHC) é um curso de 6 semanas com evidências científicas, adaptado do programa MSC (Mindful Self-Compassion), criado pela Dra. Kristin Neff da Univ. Austin e Dr. Chris Germer da Harvard Medical School.


Este treinamento curto de 6 sessões e 1,5 horas visa aumentar o bem-estar e a resiliência pessoal dos profissionais de saúde, ensinando habilidades de autocompaixão para lidar com situações emocionais angustiantes à medida que ocorrem no trabalho e em casa. 

Em estudos científicos conduzidos em 2019, o programa SCHC diminuiu significativamente a depressão, o estresse, o estresse traumático secundário e o esgotamento (burnout), e aumentou a autocompaixão, a atenção plena, a compaixão pelos outros e a satisfação no trabalho dos profissionais de saúde.

Ao contrário de outras técnicas de autocuidado, as práticas de autocompaixão podem ser usadas no local, ao trabalhar com pacientes e outros profissionais de saúde. Como participante do programa, você aprenderá ferramentas que pode usar ao longo do dia para: 

  • Cuidar de si enquanto cuida dos outros

  • Ser capaz de ouvir com compaixão 

  • Lidar com emoções difíceis com mais fluidez 

  • Reconectar-se com os valores que dão sentido à nossa vida e ao nosso trabalho.

 

 

A pesquisa conduzida por Kristin Neff, Marissa Knox, Phoebe Long e Krista Gregory em 2019 com 58 profissionais de saúde sugere que a participação no curso SCHC leva a aumentos significativos na autocompaixão, atenção plena, compaixão pelos outros e satisfação no trabalho, e uma diminuição significativa do estresse, depressão e sintomas de exaustão (burnout) e estresse traumático secundário. Veja aqui o artigo publicado em 2020 pelo The Journal of Clinical Psychology.

Até o momento, 17 turmas de 294 profissionais participaram de cursos de autocompaixão para profissionais de saúde. A pesquisa ainda está em desenvolvimento em muitas áreas diferentes:

  • Os resultados de três estudos quantitativos conduzidos entre 2016 e 2019 estão atualmente sob revisão por pares.

  • No final de 2019, o conselho de revisão de um hospital dos Estados Unidos aprovou um estudo quantitativo sobre a apresentação de dois formatos diferentes de curso SCHC: um workshop de 6 horas em 1 dia e um curso oferecido uma vez por mês durante seis meses.

  • Este treinamento também foi oferecido a 25 pais de crianças com doenças crônicas, e uma investigação qualitativa de sua experiência está prevista para ser concluída em breve.

Por outro lado, observamos que o treinamento breve online baseado na autocompaixão está atraindo diversos profissionais de saúde, uma vez que melhora seu bem-estar, autocompaixão e confiança ao fornecer cuidado compassivo (Rao e Kemper, 2017). Além disso, a eficácia das intervenções baseadas em mindfulness e autocompaixão (MSCI) no burnout e estresse em profissionais de saúde foi demonstrada em curto prazo (Aranda et al. 2018) e seus benefícios persistem dois anos depois (Fuertes et al.,  2019).

 

 

O Burnout, incluindo estresse traumático secundário e exaustão emocional, é comum entre profissionais de saúde e é um fator que contribui para a alta rotatividade de pessoal (Cocker e Joss, 2016; West, Dyrbye e Shanafelt, 2018). “O estresse crônico associado a demandas de trabalho emocionalmente intensas para as quais os recursos são inadequados pode levar ao esgotamento”, escrevem West, Dyrbye e Shanafelt (2018). O objetivo do Treinamento de autocompaixão para profissionais da saúde (SCHC) é ensinar aos profissionais de saúde as habilidades de trabalho para atender às demandas emocionais de sua posição. As práticas de atenção plena e autocompaixão para os cuidados de saúde visam reduzir a chance de os profissionais de saúde encerrarem seus turnos emocionalmente esgotados e aumentar a probabilidade de se sentirem realizados e satisfeitos em suas funções de cuidador.

Dois estudos conduzidos com a equipe do Dell Children's Medical Center que participaram de um curso SCHC de 6 semanas mostraram que os participantes aumentaram significativamente a autocompaixão, a atenção plena, a compaixão pelos outros, a satisfação e os sentimentos de realização pessoal e diminuíram significativamente os níveis de estresse, depressão e medidas de burnout (exaustão emocional, despersonalização e estresse traumático secundário). Outra literatura científica revisada por pares concluiu que o curso SCHC é eficaz na redução dos sintomas de esgotamento e no aumento da autocompaixão, atenção plena e satisfação com compaixão (Delaney, M.C., 2018; Eriksson et al., 2018).

 

 

Como participante do programa, você pode aprender:

  • Descrever os principais componentes da autocompaixão e da atenção plena e como eles podem ser integrados ao seu papel como profissional de saúde.

  • Ser capaz de explicar a diferença entre empatia e compaixão e utilizar estratégias para evitar a exaustão emocional.

  • Ser capaz de praticar técnicas para aumentar a autocompaixão no trabalho e na vida cotidiana.

  • Praticar pelo menos uma habilidade de cada sessão para cuidar de si mesmo emocionalmente enquanto cuida de outras pessoas que estão passando por dificuldades.

  • Cocker, F., & Joss, N. (2016). Compassion fatigue among healthcare, emergency and community service workers: A systematic review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 13(6), 1–18. https://doi.org/10.3390/ijerph13060618

  • Delaney, M. C. (2018). Caring for the caregivers: Evaluation of the effect of an eight-week pilot mindful self-compassion (MSC) training program on nurses’ compassion fatigue and resilience. PLoS ONE, 13(11), 1–20. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0207261

  • Eriksson, T., Germundsjö, L., Åström, E., & Rönnlund, M. (2018). Mindful self-compassion training reduces stress and burnout symptoms among practicing psychologists: A randomized controlled trial of a brief web-based intervention. Frontiers in Psychology, 9(NOV), 1–10. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.02340

  • West, C. P., Dyrbye, L. N., & Shanafelt, T. D. (2018). Physician burnout: contributors, consequences and solutions. Journal of Internal Medicine, 283(6), 516–529. https://doi.org/10.1111/joim.12752

  • Rao N, Kemper KJ. (2017) Online Training in Specific Meditation Practices Improves Gratitude, Well-Being, Self-Compassion, and Confidence in Providing Compassionate Care Among Health Professionals. J Evid Based Complementary Altern Med. 22(2):237-241. doi: 10.1177/2156587216642102.

  • Fuertes MC, Aranda G, Rezola N, Erramuzpe A, Palacios C, Ibañez B. (2019) Persistencia a largo plazo de los efectos de un programa de mindfulness y autocompasión en profesionales sanitarios de Atención Primaria [Long-term effects of a mindfulness and self-compassion program with Primary Healthcare professionals]. An Sist Sanit Navar. 42(3):269-280. doi: 10.23938/ASSN.0718

  • Aranda G, Elcuaz MR, Fuertes C, Güeto V, Pascual P, Sainz E. (2018) Evaluación de la efectividad de un programa de mindfulness y autocompasión para reducir el estrés y prevenir el burnout en profesionales sanitarios de atención primaria [Evaluation of the effectiveness of a Mindfulness and Self-Compassion program to reduce stress and prevent burnout in Primary Care health professionals]. Aten Primaria 50(3):141-150. Spanish. doi: 10.1016/j.aprim.2017.03.009.

1º de maio_ Dia do Trabalho.png

Saiba mais sobre a diferença entre fadiga da compaixão e fadiga empática clicando aqui. 

Pesquisas

Por que devo fazer esse curso?

 
Medical Team

Sessões SCHC

Sessão 1 - O que é autocompaixão

Sessão 2 - Praticando autocompaixão

Sessão 3 - Descobrindo sua voz compassiva

Sessão 4 - Autocompaixão e resiliência

Sessão 5 - Autocompaixão e esgotamento (Burnout)

Sessão 6 - Fazendo valer a pena

Inscrições

VALOR: CURSO + APOSTILA + ÁUDIOS

R$ 350,00

Link para pagamento pelo Blinket

https://mpago.la/2Gn7x7b

Quaisquer dúvidas ou outras informações

redeconectta@gmail.com

(11) 9 93366510 - Whatsapp

Bibliografia

logo_conectta.jpg