SEGUNDA TURMA DE TFC PARA PSICOTERAPEUTAS

2022

DOCENTE GONZALO BRITO

Gonza Traslasierra.jpg

Gonzalo Brito é psicólogo clínico graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e doutor em psicologia pelo Instituto de Psicologia Transpessoal, Estados Unidos. Ele estudou no Centro de Pesquisa e Educação em Compaixão e Altruísmo da Faculdade de
Medicina da Universidade de Stanford (CCARE), sendo professor sênior do Treinamento do Cultivo da Compaixão (CCT) no Compassion Institute (EUA). Ele dirige a formação Internacional de Instrutores do programa CCT para países de língua espanhola em colaboração com Nirakara e o Compassion Institute. Realizou pós-graduação na Universidade de Derby, Reino Unido, em Terapia Focada na Compaixão (CFT), dirigida por Paul Gilbert. Além de seu trabalho clínico no modelo CFT, Gonzalo ofereceu cursos baseados em Mindfulness e compaixão nos Estados Unidos, Chile, Argentina, México, Colômbia, Espanha, Portugal, Itália e Austrália. Ele é co-autor dos livros "Presencia Plena: Reflexiones y prácticas para cultivar mindfulness en la vida diaria"; e "Mindfulness y Equilibrio Emocional: Un programa de ocho semanas para mejorar la salud emocional y aumentar la resiliencia". 

Sobre o Curso

 

APRESENTAÇÃO


A compaixão é a sensibilidade e abertura ao próprio sofrimento e ao dos demais, juntamente com a motivação para aliviá-lo e previní-lo. A Terapia Focada na Compaixão (Compassion-Focused Therapy, CFT) é um processo terapêutico desenvolvido pelo psicólogo Paul Gilbert para tratar pacientes com altos níveis de vergonha e autocrítica, qualidades que estão na base de uma grande diversidade de transtornos psicológicos.

 

O corpo teórico e a aplicação prática da CFT integra diferentes campos de estudo e abordagens de tratamento, incluindo psicologia evolutiva, teorias de apego, psicologia budista, terapia cognitivo-comportamental e psicologia profunda, entre outros, mantendo um foco central na compaixão para facilitar a mudança na maneira como os pacientes se sentem e se relacionam com suas experiências. A Terapia Focada na Compaixão envolve uma mudança de perspectiva em relação à terapia comportamental cognitiva (TCC). Se a TCC tenta interromper o espiral pensamento-emoção através da modificação de pensamentos automáticos
disfuncionais, a CFT focaliza a qualidade desses pensamentos ou, em outras palavras, o tom, que em muitas pessoas assume a forma de uma voz crítica e dura.

 

A terapia centrada na compaixão surge precisamente da observação de que os pacientes podem gerar pensamentos alternativos e não necessariamente se sentir melhor: é o tom emocional que magoa ou cura.

 

Esta formação visa introduzir aos profissionais de saúde mental a teoria e a prática do modelo da CFT, oferecendo-lhes uma compreensão do sofrimento do paciente e do processo terapêutico sob essa perspectiva, além de uma ampla gama de habilidades clínicas baseadas na psicologia da compaixão. Para uma melhor integração da aprendizagem, este programa
possui um componente importante da prática pessoal e da autorreflexão durante e entre os três módulos.

 

Estrutura


Este programa possui um formato de 3 módulos sequenciais de 2 dias (introdutório, aprofundamento e avançado), com tempo suficiente entre os módulos para que os participantes possam integrar os conceitos, práticas e habilidades em seu trabalho
consigo e com seus pacientes, incluindo leituras. 
O segundo e o terceiro módulo (CFT II-Aprofundamento e CFT III-Avançado) têm como pré-requisito a participação nos módulos anteriores.
Cada módulo terá uma duração de 2 dias, que ocorrerá em um final de semana das 9h às 18h30, com intervalo para almoço das 13h30 às 15h.
Uma sessão de videoconferência de 90 minutos será realizada entre os módulos para apoiar o processo dos participantes.

IMPORTANTE: FORMAÇÃO COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA PARA O PORTUGUÊS

 

Público Alvo

  • Psicólogos e Médicos psiquiatras

  • Número máximo de alunos: 40​​​

 

1. CFT I  - Módulo Introdutório

Neste módulo introdutório (70% teórico, 30% prático), exploraremos as bases da CFT e realizaremos exercícios que usamos regularmente com os pacientes quando trabalhamos com essa abordagem. Em particular, exploraremos dois aspectos centrais da compaixão:

  • Primeiro, a abertura para nos relacionarmos com o sofrimento (em vez de suprimi-lo ou negá-lo). Isso inclui o desenvolvimento de atributos como sensibilidade, cuidado, não julgamento, empatia e tolerância ao estresse.

  • Segundo, a motivação para aliviá-lo. Inclui habilidades como atenção, comportamento, pensamento, imaginação e compaixão.

2. CFT II - Módulo de aprofundamento 

Este segundo módulo da formação em CFT (50% teórico, 50% prático) está focado em aprofundar o entendimento do modelo CFT e adquirir maiores recursos para implementá-lo. Os participantes desenvolverão uma compreensão mais profunda da compaixão, adquirindo:

  • Ferramentas para incorporar a compaixão na relação terapêutica

  • Capacidade de usar análise funcional para trabalhar com autocrítica e vergonha. Conhecimento para formular casos clínicos a partir da abordagem da CFT

  • Métodos para explorar a interação entre várias emoções (bloqueio, fusão, condicionamento)

  • Habilidades para o trabalho das cadeiras na CFT para fazer contato com diferentes aspectos do self.

  • Uma perspectiva mais profunda do eu compassivo

  • Ferramentas para trabalhar com medos, bloqueios e resistência à compaixão. Neste programa, com maior ênfase experimental do que na CFT-I, usaremos:

  • Role-play do terapeuta-paciente, no qual várias habilidades clínicas do modelo são praticadas (apresentar o modelo dos sistemas de regulação emocional, facilitar práticas de regulação emocional como a respiração de calma, lugar seguro, etc.)

  • Processos reflexivos em pares e com todo o grupo. Discussão do material clínico na perspectiva da CFT

3. CFT III - Módulo avançado - 

Este terceiro módulo da formação em Terapia Focada na Compaixão (30% teórico, 70% prático) tem como objetivo a aplicação direta de estratégias e habilidades clínicas através da supervisão de casos reais e role-play em pequenos grupos. Os participantes terão a oportunidade de:

  • Guiar práticas do Treinamento na Mente Compassiva

  • Formular casos reais de pacientes a partir da abordagem CFT

  • Aplicar de maneira prática aspectos centrais dessa abordagem

  • Explorar medos, bloqueios e resistência à compaixão

  • Indagar sobre o autocuidado e o desenvolvimento pessoal do terapeuta.

PARA INFORMAÇÕES E GRADE DOS MÓDULOS COMPLETA BAIXAR O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CLICANDO ABAIXO

 

REALIZAÇÃO

logo_conectta.jpg

"Para que alguém desenvolva verdadeira compaixão para com os outros, ele ou ela deve primeiro ter uma base sobre a qual cultivar a compaixão, e essa base é a capacidade de conectar-se com os próprios sentimentos e cuidar de si mesmo para desfrutar do próprio bem-estar ... cuidar dos outros requer cuidar de si mesmo."

Tenzin Gyatso, o décimo quarto Dalai Lama

PRÉ- INSCRIÇÃO

Datas
Módulo 1 - 18 e 19 de novembro de 2022
Módulo 2 - 24 e 25 de fevereiro de 2023
Módulo 3 - 26 e 27 de maio de 2023


VALOR DO INVESTIMENTO

OS 3 MÓDULOS R$ 4.200,00
+JUROS DO PARCELAMENTO DO CARTÃO PARA QUEM DESEJAR ESSA OPÇÃO
PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO, POR FAVOR CLIQUE
AQUI
Informações
Bruna - 
WhatsApp 51 84607828
 

LOCAL ( ONLINE)